quinta-feira, 30 de maio de 2013

CIRANDA LITERÁRIA 2013

LIVRO: O apelido de Mariana
CONTADORA: Eduarda

O livro recontado por Eduarda, trata de uma forma delicada, uma questão relevante para a sociedade e o ambiente escolar: o bullying.
Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.
Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.
No ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas criados para humilhar os colegas. O papel da escola é informar aos professores e alunos o que é, e deixar claro que o a escola não admitirá a prática – “prevenir é o melhor remédio”.
Os personagens da história recebem apelidos e, nem sempre, ficam felizes com eles. Mariana é chamada de coelha, Giovana tem cara de pizza e Antônio é pintor de rodapé. Mas como será que os pequenos lidaram com a situação?
Apelidos são sempre divertidos para quem os inventa. Mas serão também divertidos para quem recebe o apelido?
E você? O que pensa sobre isso?
Par comentar, basta acessar a nossa página no facebook !






















Nenhum comentário: