domingo, 17 de março de 2013

DANDARA em...

A beleza que mora em nós...


Outro dia, a moça do shopping disse pra minha mãe que sou uma morena linda, da cor de jambo. Fiquei feliz com o "linda". Hum... porém, ela se enganou, porque eu sou negra. Qual o problema?

Tudo bem que cada um tem seu jeito de ser e de ver as coisas. Confesso que essa história causou um tremendo nó na minha cabeça. Será que não conheço mais as cores?

Com o tempo, fui percebendo que muita gente vive "cheia de dedos" na hora de falar sobre a cor da pele. Isso deveria ser algo natural, pois, andando pelas ruas da cidade, eu vejo muito bem: há pessoas de várias cores - alguns são negros, outros pardos, brancos... cada qual com seu charme e estilo. Se a beleza escolhesse uma só cor para amiga, a vida seria bastante chata, não acha?
 
 
Ilustração de Clayton Ângelo 
 
Vale a pena conhecer a história da Dandara! 
"Ela foi criada para um projeto da PBH em 2010 e veio com a missão de ajudar as pessoas a refletirem sobre o preconceito e a inclusão social.
A Dandara é uma menina pra lá de bacana e muito mais pra lá ainda de esperta, que vivencia o preconceito e a discriminação racial. E isso dói muito mais no coração do que na pele. Por esse motivo, ela luta pra mudar o que não está certo".
Carinhosamente o escritor Pedro Antônio da Torre me cedeu os seus textos para serem trabalhados no nosso projeto "SOMOS IGUAIS" .
Fiquem atentos... tem muito mais vindo por aí!
Nesta sexta-feira, dia 22/03, quem levará a Dandara para passar o final de semana na sua casa é o Pedro Guimarães, um girassolzinho muito esperto da turma de 2013!
Se preparem, pois o final de semana com o Pedro promete!
 
 

Nenhum comentário: