domingo, 24 de março de 2013

COMO VAI A MERENDA QUE SUA CRIANÇA LEVA PARA A ESCOLA?



Hoje em dia vemos gerações cada vez mais sedentárias e gordinhas por isso a  lancheira precisa ser vista com muito carinho pelos pais. O desenvolvimento da criança depende de uma alimentação saudável durante o horário escolar. Portanto, a pergunta que sempre vem à mente é: “qual o lanche ideal para o meu filho levar para a escola?”.
Antes de  responder, o papai, a mamãe e a vovó devem fazer uma rápida auto-análise.Vou ser mais direta.
 Pais, não adianta preparar uma refeição rica em proteínas e nutrientes para a escola se em casa seu filho tem sempre à frente alimentos gordurosos e industrializados. Pergunta: você participa e oferece alimentações saudáveis ao seu filho?
Um grande erro dos pais é querer que seu filho coma a maçã no recreio sendo que o pequeno raramente come a fruta em casa. E pior: às vezes os pais odeiam frutas, enchem a geladeira de refrigerante e de doces, mas põem na lancheira do filho apenas alimentos saudáveis “porque a professora disse que é bom”.
Criança não é boba. Ela sabe que tem refrigerante na geladeira, mas não na lancheira. O estímulo a refeições boas se faz dentro do convívio familiar.
Mais indicado do que montar um cardápio rico em proteínas e nutrientes para a lancheira é usá-lo principalmente em casa. Sabemos que a pressa do dia a dia faz com que pais não se dediquem a caprichar na lancheira do filho. Na correria, a mãe coloca um pão branco com salsicha, um suco industrializado, um biscoito recheado doce, um bolinho recheado ou um salgadinho industrializado.
A lancheira ideal deve ser térmica e conter basicamente iogurtes, sucos naturais, frutas, bolacha de água e sal e de vez em quando biscoitos recheados e outros produtos industrializados podem até estar dentro. Mas não todos os dias.
Não há problema de um doce ser colocado uma vez por semana, até porque um biscoito doce pode ajudar a criança a beber o suco e comer a fruta. Mas vale lembrar que produtos industrializados concentram grandes quantidades de gordura e sal, que é desaconselhado para o desenvolvimento da criança.
Nada é proibido!
 Vá acostumando seu filho a comer frutas em casa. Comece com apenas um pedaço pequeno e vá aumentando o tamanho da fruta cortada ao longo do tempo. Utilize-as em salada e sucos naturais. Isso faz com que a criança não veja a fruta como algo “estranho” na lancheira.
    Troque alguns alimentos da lancheira

Pão branco por Massa integral (que possui fibras e mais vitaminas).
Refrigerante por suco natural
Biscoito doce por salada de frutas          
Queijo amarelo por queijo branco


    Exclua da lancheira

Refrigerantes
Sucos industrializados (eles podem conter muito açúcar, prefira um suco natural preparado em casa ou na escola)
Salsicha
Pão branco
Alimentos gordurosos, tais como batata fritas, balinhas e salgadinhos (gordura favorece a diabetes) 

Uma lancheira ideal deve conter:

Pão com massa integral (que possui fibras e vitaminas)
Queijo branco (cálcio e proteínas) (atenção à conservação pois é perecível)
Iogurte, "iogurte" do tipo pettit suisse, e derivados (proteínas) (atenção à conservação pois é perecível)
Frutas (ricas em vitaminas, minerais e fibras)
Suco natural (hidrata e é rico em nutrientes) (atenção à conservação pois é perecível)



ATENÇÃO À CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

Sucos naturais preparados em casa são perecíveis, portanto quando for levar qualquer suco de frutas na lancheira, vale uma dica. Coloque o suco no freezer algum tempo antes da criança seguir para a escola. Deixe quase congelado. Acondicione-o em garrafa térmica. Assim é possível beber horas depois sem aquele gosto de suco velho. Os nutrientes são mantidos mesmo que o suco seja consumido no recreio.
Lembrete: uma lancheira térmica é muito importante para que a bebida mantenha temperatura adequada. Se for somado o tempo da preparação do lanche ao horário do recreio, estaremos falando em um intervalo de não mais de 3 horas, tempo em que uma boa lancheira térmica é capaz de manter a refrigeração.
Os lanches devem ser embalados com papel alumínio. O ideal, repetindo, é que seja uma lancheira térmica. Queijos e frios, por exemplo, necessitam de bons cuidados com a refrigeração (como uma embalagem bem feita) e devem ser consumidos em até 3 horas.
Antes de ser colocado na lancheira, o lanche deve estar na geladeira ou ser feito na hora. Caixas plásticas pequenas são vendidas no formato para lanches. É uma boa sugestão.
Relembrando. A combinação de bom planejamento no preparo do lanche, alimentos saudáveis e horários regulares de refeição no recreio faz com que seu filho tenha uma alimentação importante para seu desenvolvimento. E nada de refrigerantes e salgadinhos da cantina!
Quanto a combinações de sucos, qualquer um é interessante, desde que siga todas instruções de refrigeração e armazenamento.
Alguns alimentos, apesar de saudáveis, não toleram ficar fora de refrigeração, portanto não utilize-os a não ser que a escola ofereça geladeiras para armazená-los até a hora do lanche. Prefira apenas frutas e alimentos secos como o pão integral ou a bolacha de água e sal.
Importante! Não deixe de higienizar a lancheira todos os dias na volta da escola.










Um comentário:

Unknown disse...

Oi Rose ótimo post! a alimentação saudável também é uma forma de educação, os pais devem ensinar os filhos a cuidarem da sua saúde. mas o grande problema é o exemplo.
Este ditado "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço" não funciona.
bjs