quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Passeio à Transitoândia Zé Pedal


Juntamente com as comemorações da pátria e a primavera, setembro também trouxe algo mais. Temos atualmente, a semana nacional do trânsito. É um tempo de conscientização da população para o trânsito. E a questão é muito importante, visto o número impressionante de acidentes que ocorrem todos os dias, em todas as cidades brasileiras.
A educação para o trânsito deve começar cedo.
A impressão que temos é que o indivíduo só começa a se preocupar com as informações sobre trânsito quando está na época de “tirar a carteira de motorista”. Aí, é aquele corre-corre, aulas teóricas, legislação de trânsito, aulas práticas, tudo muito rápido porque precisa da carteira. Aprende-se tudo de uma vez, tudo decorado, coisa que muito rapidamente se esquece.
O trânsito faz parte de nossas vidas. Mas, infelizmente, a importância dada a este assunto não parece tão grande. Todos os dias assistimos reportagens na TV sobre acidentes no trânsito. Fala-se que aumenta a cada dia a quantidade de mortos, mas, tudo continua na mesma.
Nós, da equipe do primeiro ano da E.E Helena Guerra, optamos por não deixar passar a oportunidade de semear estas informações e conscientizar nossas crianças para que elas sejam o motivo da mudança de atitude de seus pais.
Estamos convencidas de que o exemplo vindo do adulto vale mais que muitas palavras e as crianças têm facilidade em aprender o que vêem. Portanto, temos que deixá-las ver apenas o que é correto. Nossas atitudes são copiadas pelos nossos filhos, então, não é difícil educar para o trânsito, basta nós mesmos pararmos de infringir as leis.
Não basta sinalizar as vias públicas, ou colocar radares nas avenidas, é preciso educar para o trânsito. Os pais, ao saírem de casa com seus filhos no carro, devem agir com responsabilidade, respeitando as leis do trânsito e passando isso aos seus filhos. Sem dúvida, nosso comportamento influencia as crianças e, todos nós, em dado momento, somos pedestres também e, algum dia, mais cedo ou mais tarde, nossos filhos serão condutores de algum veículo e queremos acreditar que esta semente dará bons frutos.
Como culminância do nosso projeto sobre o trânsito, fizemos uma visita "deliciosa" à Transitolândia do Zé Pedal.
Foi uma tarde muito divertida!
Apreciem as fotos!















 























 



































 













































Nenhum comentário: