domingo, 1 de julho de 2012

Passeio ao museu dos brinquedos


Nosso passeio ao museu dos brinquedos foi uma tarde muito gostosa e muito divertida!

Localizado em uma casa integrante do patrimônio histórico da cidade de Belo Horizonte,  o Museu dos Brinquedos reúne educação, cultura e lazer, com objetivo de pesquisar, preservar e divulgar o patrimônio cultural lúdico da infância, fazendo-o de um instrumento de construção de identidades coletivas e de requalificação das experiências culturais, educativas e cidadãs da criança e do adulto. 
O Museu dos Brinquedos existiu informalmente de 1986 a 1999 sob a coordenação de Luiza de Azevedo Meyer. Nesse período foram realizadas exposições itinerantes em shoppings, casas de cultura e galerias de arte. Com o falecimento da idealizadora em 2000, familiares e amigos deram prosseguimento ao projeto e criaram o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer em sua homenagem. Em outubro de 2006, foi inaugurado o Museu dos Brinquedos, numa casa tombada pelo IPHAN, na Av. Afonso Pena, 2564, em Belo Horizonte.

Nascida em São João Del Rey, em 1912, Luiza de Azevedo Meyer reuniu ao longo de sua vida uma coleção de brinquedos, sendo muitas destas peças de seus dez filhos e vinte e dois netos. Sua idéia era transformar seu acervo particular em um lugar especial dedicado a investigar, preservar e difundir o patrimônio cultural da infância. Seu sonho era construir o Museu dos Brinquedos.
 Os brinquedos surgiram com o desenvolvimento da sociedade e sempre foram ferramentas usadas pelo homem em sua relação com o mundo a seu redor. Refletindo sempre a lógica, o desenvolvimento do raciocínio e o que o indivíduo entendia do ambiente do qual fazia parte, os brinquedos eram frutos do que se compreendia da natureza e da sua interação com ela.
Foi nesse momento que surgiram os brinquedos como o pião, inventado e usado como instrumento de adivinhação, capaz de recriar o movimento dos astros, interpretar o aconteceria no futuro breve e descobrir como seria o tempo, a colheita, as guerras, para que o homem se preparasse para estas situações. Os jogos de tabuleiros,como o xadrez, também surgiram com o objetivo de adivinhação. Hoje o pião é usado como divertimento,além de mostrar um verdadeiro espetáculo de habilidade e beleza.
Mais dois exemplos legais são os dados e o dominó. Os dados sempre foram usados para definir a sorte e azar e surgiram em formato de cubo na Grécia, mas nesta época já existiam na Índia, no Egito, na Pérsia e na Rússia em forma de pirâmide. Um dia, os chineses tiveram idéia de estender os dados e inventaram o dominó.Feitos de osso e marfim, quando os monges o jogavam diziam Domino gratias, “graças a Deus”, em latim. Daí vem seu nome Dominó. No Brasil, o dominó chegou através dos portugueses no século XVI e virou passatempo dos escravos.
Há muitos outros exemplos desta relação do homem com o ambiente do qual faz parte e de sua eterna busca em imitar o real para melhor entendê-lo. É o caso quebra-cabeça, inventado 1763 pelo inglês John Spilsbury que fazia mapas e gravuras. Ele teve a idéia de criar um mapa dividido em peças de madeira para ajudar os professores a ensinar geografia para as crianças. Na sala de aula, as crianças gostaram tanto que logo virou um passa-tempo divertido.
Outro brinquedo interessante que surgiu demonstrando acontecimentos da sociedade é a marionete– nome que vem de Marion - diminutivo de Maria. Sua origem está relacionada com o nascimento do teatro, quando, na China do século XVI, estatuetas até então utilizadas para os ritos funerários passaram a ser usadas também como personagens de espetáculos. Ficaram tão conhecidas que as crianças passaram a desejar como brinquedos pra elas mais tarde.
Mais uma história interessante é a da pipa, que pode existir em variadas versões: papagaio, pipa, pandorga, frecha, arraia, curica, califa... Apareceram na China mil anos antes de Cristo e, antes de ser um brinquedo, era um sinalizador militar. A cor da pipa, sua pintura e os movimentos que fazia no ar serviam para passar mensagens entre os campos de guerra. Hoje, no Oriente, as pipas têm ainda um significado religioso, tendo por finalidade "espantar maus espíritos".
Já da relação do homem com elementos da natureza surgem alguns brinquedos como as 5 Marias, aro, bola, bolas de gude...Na Antiguidade, os reis passavam o tempo se divertindo com as 5 Marias, que já foram pepitas de ouro, pedras preciosas, marfim ou âmbar. Hoje, bem mais simples, podem ser feitas de saquinhos de pano cheios de areia, ossos, sementes ou caroços de frutas.

bola é um dos brinquedos mais antigos que existe. Há 6.500 anos já eram feitas de fibra de bambu no Japão e, de pêlos de animais, na China. Romanos e gregos usavam tiras de couro, penas de asas e até bexiga de boi para confeccionar suas bolas.
Já a bola de gude é uma pedrinha redonda e lisa retirada da beira de um rio, podendo ser de argila, madeira, osso de carneiro ou castanha, azeitona, noz e avelã. As bolas de gudes mais antigas já encontradas eram semipreciosas e estavam no túmulo de uma criança egípcia, de 3 mil a.C. Seu uso foi difundido pelo Império Romano.
aro serviu de base para diversos brinquedos e brincadeiras em várias épocas. Eram feitos de ferro ou madeira e as crianças brincavam com eles pelas ruas e praças. Na Grécia e no Oriente, ele fazia parte da coreografia de dançarinas e foi o precursor do bambolê.
Desta forma, vários brinquedos tradicionais irão nos contar um pouco da história da humanidade, seu desenvolvimento, descobertas, valores, as formas de vida, trabalho e lazer, como pensavam, viam o mundo e interagiam com ele. São brinquedos mais rudimentares, simples, mas ricos em significados e magia de uma época que o ser humano não tinha muito recurso além da sua própria inteligência e poder de imaginação.
O tempo foi passando e na medida em que o homem se desenvolvia intelectualmente,ele não abandonava sua parte lúdica, de criança e toda evolução tecnológica ocorrida nas indústrias de maneira geral irá afetar também a forma de fabricação dos brinquedos. Se antes os brinquedos eram artesanais, frutos da relação do homem com a natureza e com o que já existiam a seu redor, com a descoberta de novos matérias e tecnologias, surgiram também as fábricas de brinquedos e estes deixaram de ser apenas artesanais para serem também manufaturados. E, além de retratar o desenvolvimento econômico, o surgimento da indústria dos brinquedos e especialização da produção de brinquedos destinados especificamente para crianças mostram um momento histórico-social importante: a constituição de uma nova estrutura familiar, na qual a criança e sua infância passam a ser muito valorizados. 


Vocês podem ler isto e muito mais, clicando aqui.
Vejam agora, como a turma Girassol aproveitou bem este passeio!















































































































Nenhum comentário: